viernes, 22 de mayo de 2015

informacion

A informação em conjunto com recursos tecnológicos é uma necessidade para o funcionamento tático, estratégico e operacional de qualquer empresa. Para vencer no mundo dos negócios, é preciso saber obter a informação como ferramenta estratégica de competitividade. Precisamos saber onde encontrar a informação, como apresentá-la e como usá-la, assim como é fundamental conhecê-la.
Precisamos estar sempre atentos ao que acontece fora e dentro das organizações. Conhecer ao máximo a organização onde atuamos é uma forma de nos destacarmos dos demais. Espera-se do gestor que ele possua a habilidade de tomar decisões rápidas e precisas, tal atitude dependerá da velocidade e da qualidade com que a informação chega até ele.
Mas afinal o que é informação? Dê acordo com Carvalho(200) “é o conjunto de dados que, se fornecido sob a forma e tempo adequados, melhora o conhecimento da pessoa que recebe, e a habilita a desenvolver melhor determinada atividade, ou a tomar decisões melhores.”
Analisando a definição de Carvalho(2000), podemos observar que a informação chega até nós na forma de dado, ou seja, símbolos ou valores que representam algo sobre o contexto analisado.
A necessidade de recebermos a informação “sob a forma e tempo adequados”, nos leva a refletir a importância de obtermos a informação real, assim como a necessidade de obtermos a informação em tempo suficiente para a tomada de decisão.
A partir do momento que recebemos uma informação correta, em temo hábil, estamos aumentando nossa capacidade de conhecimento, permitindo assim que, desempenhemos nossas atividades de forma mais segura, seja no âmbito operacional, tático ou estratégico.
Este tutorial nos levará a refletir os principais aspectos e impactos gerados pela informação dentro das organizações. Iniciaremos falando sobre a importância da informação dentro das empresas, como utilizar a informação como capital e vantagem competitiva, destacaremos ainda, alguns pontos importantes à obtenção da informação estratégica, apresentaremos alguns pontos relevantes sobre a utilização da informação desatualizada, e por fim, apresentaremos alguns conceitos da importância de proporcionarmos segurança à informação.

No hay comentarios:

Publicar un comentario