sábado, 18 de abril de 2015

“Revisão da literatura”


Revisão da literatura” é o processo de busca, análise e descrição de um corpo do conhecimento em busca de resposta a uma pergunta específica. “Literatura” cobre todo o material relevante que é escrito sobre um tema: livros, artigos de periódicos, artigos de jornais, registros históricos, relatórios governamentais, teses e dissertações e outros tipos.
Importância da Revisão da literatura
A revisão da literatura é importante por ser uma parte vital do processo de investigação, que envolve localizar, analisar, sintetizar e interpretar a investigação prévia (revistas cientificas, livros, actas de congressos, resumos, etc.) relacionada com a sua área de estudo; é, então, uma análise bibliográfica pormenorizada, referente aos trabalhos já publicados sobre o tema. A revisão da literatura é indispensável não somente para definir bem o problema, mas também para obter uma ideia precisa sobre o estado actual dos conhecimentos sobre um dado tema, as suas lacunas e a contribuição da investigação para o desenvolvimento do conhecimento.
Há tres tipos de revisão das literaturas que são definidas de acordo com o método de elaboração. São elas:
  • Revisão narrativa,
  • revisão Sistemática,
  • revisão Integrativa.
A “revisão narrativa” não utiliza critérios explícitos e sistemáticos para a busca e análise crítica da literatura. A busca pelos estudos não precisa esgotar as fontes de informações. Não aplica estratégias de busca sofisticadas e exaustivas.
A “revisão sistemática” é um tipo de investigação científica. Essas revisões são consideradas estudos observacionais retrospectivos ou estudos experimentais de recuperação e análise crítica da literatura.
A “revisão integrativa” surgiu como alternativa para revisar rigorosamente e combinar estudos com diversas metodologias, por exemplo, delineamento experimental e não experimental, e integrar os resultados. Tem o potencial de promover os estudos de revisão em diversas áreas do conhecimento, mantendo o rigor metodológico das revisões sistemáticas.
A idéia básica em trabalhos científicos é que se aprende fazendo e sempre aprendemos algo novo e descobrimos, com freqüência, que alguma coisa pode ser feita de maneira diferente. Desenvolver projeto e pesquisa trata-se de um processo que, se for feito de forma organizada e apropriada ao estilo pessoal, certamente será mais prazeroso, consumirá menos horas de trabalho e evitará desgastes desnecessários.

No hay comentarios:

Publicar un comentario